Pijama sai do quarto e ganha as ruas

Estúdio Folha/Estúdio Folha

As roupas de dormir ganham o dia na visão de respeitadas marcas de moda nacionais e internacionais

Os recentes desfiles de marcas nacionais e internacionais trouxeram novamente a tendência "boudoir". O estilo teve origem nas cortes europeias e remete diretamente à lingerie.

Renda, seda e tons como rosa, nude, cinza e preto estão em alta, além do "loungewear": a boa e velha roupa "de ficar em casa".

Um dos adeptos mais conhecidos da ideia é o estilista Marc Jacobs, que, quando esteve no Brasil em 2013, causou estranheza ao sair para jantar com seu "pijama".
Historicamente, a marquesa italiana Luisa Casati e o ícone fashion Mona Bismarck também desfilavam os seus lá pelos idos dos anos 1930 e 1940.

A ideia é se vestir confortavelmente, mas não com um moletom velho e uma camiseta surrada.

O "boudoir" é uma boa escolha de look para passar o Dia dos Namorados descontraído. E pode, sim, ser chique. Vide Claire Underwood, personagem de Robin Wright na série original do Netflix "House of Cards". Tudo bem que ela não usa seus pijamas de seda para sair de casa, mas bem que poderia

Nove em cada dez passarelas apresentaram o "slip dress", vestido de tecido acetinado e alças finas, que lembra uma camisola. Foi o caso da Burberry, da Chanel, da Michael Kors, da Alexander Wang e da Givenchy.

No Brasil, Lenny Niemeyer apostou nos quimonos, enquanto a Paula Raia trouxe à passarela da última São Paulo Fashion Week (SPFW) vestidos brancos e off-white de sedas feltradas à mão e tules de algodão.

Outras criações que remetem ao tema são os conjuntos em estilo pijama. E, dessa moda, homens e mulheres se beneficiam. Os franceses são os típicos representantes daquela elegância que parece natural, sem esforço. A grife parisiense Ami, de Alexandre Mattiussi, propôs calças largas e pulôveres amplos, além de casacos de seda.

Na semana de moda italiana, seguiram essa linha a Versace -com tecidos acetinados e microestampas-, a Prada, que trouxe camisas sem gola que lembram as de um pijama e, mais explicitamente, Alberta Ferretti e Dolce & Gabbana.

Do lado de cá dos trópicos, a marca mineira Apartamento 03 mostrou suas versões na última SPFW. A Alta Costura teve seu modelo de "robe de chambre" (roupão), no desfile de Jean Paul Gaultier.

"Mas dá mesmo para usar?" Franca Sozzani, diretora da Vogue italiana, diz: "Como se o universo fosse uma extensão do seu quarto, acomode-se quem não se sente à vontade para afrontar a opinião pública, quebrando regras de qualquer conformismo e convenções restritivas da moda burguesa. O mundo venera os originais".

Estúdio Folha/Estúdio Folha
Espaço Pago