Entrevista

UM NOVO EVENTO

Promovido pela Reed Alcântara Machado, o Salão do Automóvel é o quinto maior do mundo

A Reed Exhibitions Alcântara Machado faz parte de um grupo internacional presente em 40 países e é a líder mundial na organização de eventos de negócios. No Brasil, mantendo a tradição de mais de 50 anos, é a organizadora do 29º Salão Internacional do Automóvel 2016.

Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente executivo da Reed Alcântara Machado, considera o Salão do Automóvel o quinto maior do mundo em número de visitantes, um dos eventos de maior evidência no país "pela paixão do brasileiro por carros e por falar diretamente com o público final". A expectativa dos organizadores é de receber 750 mil visitantes nos dez dias do evento. "São os dez dias em que iremos colocar a indústria da mobilidade em sua maior evidência", destaca Almeida.

O vice-presidente da Reed Alcântara Machado afirma que o Salão deste ano é o da "tecnologia e da conectividade", porque ambas estão presentes tanto na infraestrutura do centro de exposições (com acesso amplo à internet e com dispositivos que ajudarão os visitantes a chegarem ao local) como nos automóveis expostos, sob a forma de novos motores e de diversos equipamentos de Tecnologia de Informação (TI) embarcados de fábrica.

No Brasil, a Reed Alcântara Machado promove cerca de 40 eventos do mesmo porte, entre os quais Salão Duas Rodas, Fenatran (Feira de Transporte Rodoviário de Carga), Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Equipotel (Feira de Hospedagem, Alimentação e Servi- ços), Feicon Batimat (Feira da Constru- ção Civil), Mecânica (Feira Internacional da Mecânica), Feiplastic (Feira Internacional do Plástico), além de outros nos mais diversos setores da economia.

A mudança do local do Salão do Automóvel, depois de 46 anos realizado no Parque de Convenções do Anhembi, na zona Norte, para o São Paulo Expo, ENTREVISTA na zona Sul, foi cuidadosamente planejada a fi m de proporcionar mais conforto e estrutura adequada para expositores e visitantes. "Fizemos uma pesquisa com representantes de todas as marcas, assim como com as associações que as representam, e a aceitação para a mudança foi unânime", relata Almeida.

Além das condições de conforto proporcionadas por itens como ar-condicionado, conexão com internet, estacionamento mais amplo, entre outras, o novo local permite a realização de serviços diferenciados que acontecem paralelamente ao Salão. Um deles é o Fórum da Indústria Automobilística, com a presença de executivos, diretores e demais profi ssionais que debaterão as tendências do setor. No Fórum serão discutidos os dois temas principais deste Salão: a crescente conectividade, com equipamentos já embarcados de fábrica nos autos, e o constante aprimoramento dos sistemas de propulsão, utilizando fontes de energia mais limpas.

Outra melhoria no novo espaço de exposições é o local para os testdrives, que contará com uma área externa de 20 mil m². Segundo Almeida, deverá ser a grande atração do Salão, uma vez que foi constatada, em pesquisas nos salões anteriores, a queixa quanto à falta de um espaço adequado para experimentar em primeira mão os lançamentos.