Novo aplicativo para celulares e tablets permite avisar rapidamente a Sabesp sobre vazamentos de água ou esgoto em São Paulo
A crise hídrica acabou, mas ver água vazando na rua ou na calçada continua sendo algo que incomoda. O bom agora é que ficou muito mais simples pedir o reparo. Basta tirar uma foto e mandá-la pelo aplicativo. Você ainda vai receber o protocolo para acompanhar se o reparo foi feito.
A ferramenta gratuita lançada pela Sabesp vale para celulares com Android ou iOS. Qualquer pessoa poderá baixar gratuitamente o app e enviar seu relato de vazamento com foto. A indicação, por enquanto, funcionará para as cidades atendidas pela Sabesp na Grande São Paulo e na região de Bragança Paulista. Moradores de municípios não atendidos poderão usar o aplicativo para enviar um caso, desde que o vazamento seja em uma cidade na qual a Sabesp opere.
Para usá-lo, bastará fazer um cadastro simples antes da instalação, com dados como número do celular e e-mail, o que permitirá que você receba depois o protocolo de atendimento para acompanhar o reparo. Quem for cliente da Sabesp e utilizar o aplicativo poderá também se cadastrar para receber informações da companhia, tanto para novos serviços no aplicativo quanto sobre manutenções na região em que mora.
Ao abrir o aplicativo, o usuário acessa uma tela com as opções de vazamento de água ou esgoto. Depois de feita a opção, ele poderá digitar o endereço do problema ou, se estiver no mesmo lugar da ocorrência, permitir a localização pelo GPS do celular. O aplicativo tem capacidade para receber até três fotos do vazamento, que são enviadas com os demais dados da reclamação.
Funcionário da Sabesp usa equipamento para caçar vazamentos |
O uso do aplicativo tem uma série de vantagens. Com o GPS, a localização será precisa, inclusive para pontos sem nome de rua ou sem numeração, por exemplo. Ou seja, ao abrir o chamado, o usuário permitirá instantaneamente que a companhia saiba que tipo de tubulação existe naquele ponto.
Outra vantagem muito importante é o envio da foto. O usuário terá de enviar ao menos uma imagem, o que vai agilizar bastante o atendimento. O técnico da Sabesp verá a dimensão do vazamento, se ele é de água ou esgoto e que tipo de terreno ou piso existe no local, o que determinará qual equipe e quais materiais serão usados no reparo. Assim que a reclamação é cadastrada, o cliente recebe automaticamente o protocolo de atendimento e depois poderá acompanhar a solução do caso.
O aplicativo também dispõe de uma tela de ajuda com informações e um vídeo que auxilia o usuário a diferenciar, em caso de dúvida, se é vazamento de água e de esgoto. O vídeo também ajuda a identificar ocorrências que não são de responsabilidade da Sabesp, como um vazamento em galeria pluvial (água de chuva) ou o descarte de água subterrânea de mina ou do lençol freático, muito comum quando há obras de casas ou prédios novos.