Viu um vazamento de água na rua? Tire uma foto, abra o app e acompanhe o reparo

Novo aplicativo para celulares e tablets permite avisar rapidamente a Sabesp sobre vazamentos de água ou esgoto em São Paulo

A crise hídrica acabou, mas ver água vazando na rua ou na calçada continua sendo algo que incomoda. O bom agora é que ficou muito mais simples pedir o reparo. Basta tirar uma foto e mandá-la pelo aplicativo. Você ainda vai receber o protocolo para acompanhar se o reparo foi feito.

A ferramenta gratuita lançada pela Sabesp vale para celulares com Android ou iOS. Qualquer pessoa poderá baixar gratuitamente o app e enviar seu relato de vazamento com foto. A indicação, por enquanto, funcionará para as cidades atendidas pela Sabesp na Grande São Paulo e na região de Bragança Paulista. Moradores de municípios não atendidos poderão usar o aplicativo para enviar um caso, desde que o vazamento seja em uma cidade na qual a Sabesp opere.

Para usá-lo, bastará fazer um cadastro simples antes da instalação, com dados como número do celular e e-mail, o que permitirá que você receba depois o protocolo de atendimento para acompanhar o reparo. Quem for cliente da Sabesp e utilizar o aplicativo poderá também se cadastrar para receber informações da companhia, tanto para novos serviços no aplicativo quanto sobre manutenções na região em que mora.

Ao abrir o aplicativo, o usuário acessa uma tela com as opções de vazamento de água ou esgoto. Depois de feita a opção, ele poderá digitar o endereço do problema ou, se estiver no mesmo lugar da ocorrência, permitir a localização pelo GPS do celular. O aplicativo tem capacidade para receber até três fotos do vazamento, que são enviadas com os demais dados da reclamação.

SAO PAULO, SP, BRASIL, 05-03-2015, 16h00: GEOFONE CACA VAZAMENTO. O operador de sistema de rede, Ailton Tome da Cruz, 40 usa Geofone para localizar vazamentos na rede de aguas da Sabesp, na regiao de Pinheiros, zona oeste de Sao Paulo. (Foto: Apu Gomes/Folhapress, Cotidiano ) *** EXCLUSIVO***
Funcionário da Sabesp usa equipamento para caçar vazamentos

O uso do aplicativo tem uma série de vantagens. Com o GPS, a localização será precisa, inclusive para pontos sem nome de rua ou sem numeração, por exemplo. Ou seja, ao abrir o chamado, o usuário permitirá instantaneamente que a companhia saiba que tipo de tubulação existe naquele ponto.

Outra vantagem muito importante é o envio da foto. O usuário terá de enviar ao menos uma imagem, o que vai agilizar bastante o atendimento. O técnico da Sabesp verá a dimensão do vazamento, se ele é de água ou esgoto e que tipo de terreno ou piso existe no local, o que determinará qual equipe e quais materiais serão usados no reparo. Assim que a reclamação é cadastrada, o cliente recebe automaticamente o protocolo de atendimento e depois poderá acompanhar a solução do caso.

O aplicativo também dispõe de uma tela de ajuda com informações e um vídeo que auxilia o usuário a diferenciar, em caso de dúvida, se é vazamento de água e de esgoto. O vídeo também ajuda a identificar ocorrências que não são de responsabilidade da Sabesp, como um vazamento em galeria pluvial (água de chuva) ou o descarte de água subterrânea de mina ou do lençol freático, muito comum quando há obras de casas ou prédios novos.