Como o transporte pode ser mais sustentável

Digna Imagem/Clóvis Ferreira
Trem trafega em túnel da ViaQuatro

Nos últimos 15 anos, vimos no Brasil um aumento de 180% na demanda por energia no setor de transportes e o consumo por passageiro mais do que triplicou.

Isso acontece devido à priorização do transporte individual em detrimento do coletivo, ao aumento de veículos em circulação e à redução do número de passageiros em cada veículo. Nos centros urbanos do Brasil, o transporte individual responde por 35% das viagens e emite mais de 60% do CO2, contra 25% de emissões do transporte coletivo.

Para conversar sobre eficiência energética nos transportes, o terceiro programa da série de podcasts O Futuro da Mobilidade Urbana conversou com Francisco Pierrini, diretor presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade, e com Eric Farcette, diretor comercial da Alstom.

Ouça o terceiro programa da série no Spotify

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela de metrô, em São Paulo, primeiro contrato de parceria público-privada do país. E a ViaMobilidade opera a Linha 5-Lilás de metrô.

A Alstom é uma empresa de origem francesa que desenvolve sistemas e equipamentos para o setor de transportes, especialmente o ferroviário. Seus produtos vão de trens de alta velocidade a metrôs e VLTs.

A Linha 4-Amarela de metrô é considerada a mais moderna do país. Sua operação é driverless, sem a necessidade de um condutor, e um centro operacional monitora tudo o que acontece. Pierrini explica no podcast que um sistema automático de alta performance, como o da Linha 4-Amarela, é capaz de otimizar a operação dos trens, aproveitando a energia dissipada nas frenagens, gerando assim mais eficiência no uso da energia.

Eric Farcette conta que ônibus a diesel serão substituídos por ônibus elétricos na frota de Paris, que trens elétricos são uma realidade, e que agora a Alstom desenvolveu um trem movido a hidrogênio, que não precisa de linha eletrificada. Esse trem já está em circulação na Alemanha e tem capacidade para 160 passageiros.

Divulgação
A partir da esq., Eric Farcette, diretor comercial da Alstom, e Francisco Pierrini, diretor presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade

Entenda, no podcast, quais inovações tecnológicas podem melhorar o consumo de energia nos transportes e o que é preciso para estimular uma política nacional de mobilidade urbana centrada no transporte coletivo, com as parcerias público-privadas.

A série de podcasts O Futuro da Mobilidade Urbana é apresentada pela CCR e produzida pelo Estúdio Folha.

Clique e ouça no Spotify.

Ouça no spotify

Espaço Pago
Espaço pago